Design Dois /P00 / P01 / P02 / P03.1 / P03.2 / P04 / P05 / P06 / P07

P05—253 // Matrecos ou Matraquilhos

(realizado com o Fábio e o Pedro)

Para o projecto do 253/ Matrecos ou Matraquilhos decidimos começar por pesquisar a imagética associada ao desporto que os matrecos mimetizam - o futebol - e também imagens sobre práticas desportivas que tivessem uma forte presença gráfica no nosso imaginário colectivo. Focamo-nos assim nas imagens das cadernetas dos mundiais de futebol e nos cartazes de boxe e luta livre como referentes principais (ver aqui). 
A estratégia que traçamos para o projecto a partir daí firmou-se em criar um novo imaginário para o torneio, em que explorávamos essa imitação do desporto-rei através dos objectos gráficos -  torneio passava a ter uma caderneta, existiriam duas equipas rivais (senão como existiria um derby?), os cromos dos jogadores eram as caras deformadas de cada um dos matrecos, no vídeo confundíamos a imagem de um campo de futebol com os sons de uma mesa de matrecos.
Mas quisemos também estar ligados ao clube e ao local, então vectorizamos o brasão do clube e a partir dele criamos um logótipo para o torneio e também para as duas equipas rivais do nosso imaginário.
Para o cartaz, juntamos a ideia de caderneta à de representar uma das peculiariedades do torneio: o comentador. Assim criámos uma mancha tipográfica com várias frases relacionadas com a festa do futebol e trocadilhos, para representar esse lado sonoro e rico do torneio. O cartaz servia também para realçar a ideia de jogo: cada cromo diferente, que servia de flyer para o torneio tendo as informações na parte de trás do autocolante, preencheria o seu respectivo rectângulo na parte de trás do cartaz, a caderneta. O cartaz foi desenhado de maneira a poder ser dobrado e não só exposto, para poder ser entregue e guardado como caderneta.
Finalmente, a cada matreco-cromo, foi atribuído um nome criado aleatoriamente por um gerador de texto.



mindmap



o brasão do Praça da Alegria








logomarca












explorações da logomarca







os logos das equipas rivais






cartaz


parte de trás do cartaz/ caderneta








cromos que serviam de flyers



parte de trás dos cromos / flyers






página do facebook e avatares






pins







t-shirt





o gerador de nomes








spot publicitário




Já agora, fica aqui o prezi que usamos para a nossa apresentação: